Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Receitas para o Natal - Bacalhau no Forno

Natal - a grande festa do ano.

 " ...há um só banquete que desbanca todos os jantares de Paris, mas que os desbanca inteiramente: é a ceia de véspera de Natal nas nossas terras do Minho..."       
                                             Ramalho Ortigão


Bacalhau no Forno

É feita no forno como a bacalhoada dos mais tradicionais restaurantes portugueses. É fácil e deliciosa e o bacalhau fica muito mais húmido e gostoso do que o cozido em água.

Ingredientes:
- 4 postas de lombo de bacalhau
- 3 Kg de batatas inglesas (pesadas com casca)
- 4 tomates
- 12 dentes de alho
- 4 cebolas
- 2 pimentões
- sal fino
- salsa e cebolinha desidratados
- azeitonas verdes
- azeite extra-virgem

Preparo:
Tire a pele do bacalhau. Comece a demolhá-lo de 24 a 48 horas antes do preparo .

No dia do preparo, descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas (cerca de 2 cm). Descasque os dentes de alho (se o alho tiver um miolo fibroso, corte o dente ao meio e retire-o). Descasque as cebolas e corte-as em 4. Retire o miolo branco e as sementes dos pimentões e corte-os em rodelas. Corte os tomates em rodelas e tire as sementes (a pele pode ser retirada com o auxílio de uma faca afiada).

Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura média-alta). Separe duas formas rectangulares (uma média e uma grande) que caibam juntas no forno. Forre as duas formas com folhas de alumínio. Na forma grande, coloque os dentes de alho, as batatas, as cebolas, os pimentões e os tomates (nessa ordem). Polvilhe tudo com sal fino, salsa e cebolinha. Cubra a forma com outra folha de alumínio, vedando-a da melhor forma possível, para que o vapor formado durante o cozimento não escape.

Na forma média (também forrada com alumínio), disponha as postas do bacalhau (prove o bacalhau para saber se é preciso corrigir o sal) e cubra a forma com alumínio, exactamente da mesma maneira que a outra forma foi coberta.

Levar as duas formas ao forno. O bacalhau deve assar por cerca de 15 minutos (ou até fique visível a separação das lascas). Depois desse tempo, ele deve ser retirado do forno. Retire as espinhas e separe as lascas. As batatas devem assar por cerca de 30 a 45 minutos ou até que fiquem macias.

Depois de assados, os vegetais devem ser colocados em uma travessa grande. Por cima deles, espalhe o bacalhau, as azeitonas, regue com azeite de oliva extra-virgem e sirva.

Rendimento: 6 porções.

5 comentários:

  1. Amiga Fê,

    Muito bem e muito oportuna esta receita para o Natal, em que a tradição puxa para o «fiel amigo».
    Bem haja por mais este enriquecimento deste espaço.

    Beijos
    João
    Do Miradouro

    ResponderEliminar
  2. Amigo João:
    Pensei colocar aqui até ao Natal se possível, e se achar bem, receitas para que o nosso Natal seja mais apetitoso.
    São receitas simples e pouco dispendiosas, como convêm na actual situação económica ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga Fê,

    Achou muito bem. Não se prenda com a opinião alheia, cada um é livre de publicar o que desejar. Será no entanto bom mantermos uma certa coerência com o título. Mas é isso que está a acontecer: pratos saudáveis aceites pelos estômagos mais sensíveis.
    Continue assim , que os visitantes agradecem.

    Beijos
    João
    Do Miradouro

    ResponderEliminar
  4. Amiga Fê, vou aproveitar e cumprimenta-la por postar esta receita. Quando aí estive comi bacalhau todos os dias sem ficar enjoada. Infelizmente não sei faze-lo tão bem mas, sei aprecia-lo. Ja copiei sua receita, vou tentar faze-la, obrigada.
    beijos
    Celle

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida
    Copiei essa delícia... Vou fazer,já coloquei o bacalhau de molho...
    Boas Festas
    Abraços fraternos e bjs de paz

    ResponderEliminar